GRUPO DE TRABALHO 1 – MODA, INOVAÇÃO E DESIGN

Coordenação: Rodrigo Bessa (CEFET-MG), Glauciene Oliveira (FACED), Liliane Monteiro Teixeira (FACED) e Renata Loyola (FACED).

Este GT tem como objeto de estudo o diálogo entre a Moda, a Arte e o Design; diante das infinitas possibilidades de inovação. Busca agregar pesquisadores e estudiosos das mais diversas áreas que atuam e/ou pesquisem o design e suas vertentes que contemplam, primeiramente, a destinação estética e artística da moda para, em seguida, essa mesma ser absorvida no plano do consumo pelas sociedades. Para tanto, o interesse do referido grupo é também compreender as imbricações entre moda com os diversos campos do saber, como design; arte; arquitetura; filosofia e sociologia no processo criativo, criando um hibridismo capaz de ressignificar os conceitos de criatividade e inovação, gerando novas possibilidades e experimentos no campo da moda. Este GT pretende ainda, analisar, debater e refletir questões relacionadas às escolhas dos temas das coleções, as definições de matérias-primas, cartela de cores e beneficiamentos, aos processos relativos a gestão do design, incluindo os conceitos de pré-design, co-design, pós-design e às diversas possibilidades e métodos de desenvolvimento do produto.

GRUPO DE TRABALHO 2 – PROCESSOS PRODUTIVOS E INOVAÇÃO EM MODA

Coordenação: Maria dos Anjos Beirigo Cunha (CEFET-MG), Joanice Maria Barretos (CEFET-MG), Dênis Geraldo Fortunato Fraga (CEFET-MG), Patrícia Aparecida Monteiro (IFSULDEMINAS) e Cristiane Aparecida Gontijo Victer (FACED)

Este GT pretende buscar atualização nos processos e métodos de trabalho
aplicados às indústrias de moda aliados à tecnologia, seja nos tipos de
máquinas e equipamentos ou nos produtos têxteis, quanto à sua aplicação industrial, o que reflete diretamente na qualidade do produto e nos custos da
produção. Além da inclusão da pesquisa tecnológica para evidenciar as
inovações desde concepção à produção de produtos de moda.

GRUPO DE TRABALHO 3 – INOVAÇÃO, CULTURA E NEGÓCIOS DE MODA

Coordenação: Edilson Hélio Santana (CEFET-MG), Clícia Ferreira Machado (UNA) e Antônio Guimarães Campos (CEFET-MG)

Contempla estudos ou ensaios que busquem explorar a inovação, a cultura e os processos que envolvem gestão, negócios e consumo de moda – significados, influências, práticas – e sua característica multidisciplinar, que envolve áreas de conhecimento tais como Antropologia,
Sociologia, História, Administração e Comunicação Social. Como exemplo, podem ser citadas as investigações que explorem o consumo e as questões relativas a gênero, estética, regionalidades, construção e manutenção de identidade social, diferenças culturais e sociais, tribos urbanas, comunidades de consumo ou de anticonsumo, e formas diversas de apropriação de significados.

GRUPO DE TRABALHO 4 – INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Coordenação: Maria de Lourdes Couto Nogueira (CEFET-MG), Lucília Lemos de Andrade (CEFET-MG), Maria Cristina dos Santos (CEFET-MG) e Arilda (CEFET-MG/UNA), Clainer Drumond (CEFET-MG), Arilda Clainer Drumond (CEFET-MG).

O termo Desenvolvimento Sustentável tem sido debatido nas diversas esferas da sociedade, desde a produção ao consumo. Dessa maneira, o referido grupo de trabalho busca reunir informações sobre os impactos ocorridos no ciclo de vida dos produtos têxteis e do vestuário, bem como os conceitos de design, slow fashion e inovação tecnológica, visando uma produção com viés sustentável e formas inovadoras de pensar a moda. Além disso, o GT pretende expor pesquisas experimentais com apresentação de produtos com base nos valores de sustentabilidade em uma abordagem interconectada ao design.